Pesquisar neste Blog

Carregando...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Saiba os benefícios e malefícios do tereré

 

PRIMEIRO ENTENDEREMOS O QUE É O TERERÉ:
O tereré é uma bebida feita com a imersão da erva-mate (Ilex paraguariensis), de origem guarani. É consumida diariamente com água gelada.

AGORA POR QUAIS COMPONENTES É FORMADA A ERVA-MATE (Ilex paraguariensis):
 •Água, celulose, gomas, dextrina, resina aromática
•Alcalóides: cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina
•Celulose
•Glicídeos: frutose, glucose, rafinose e sacarose
•Lipídeos: óleos essenciais e substâncias ceráceas
•Proteínas: aminoácidos essenciais
•Sais minerais: alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio
•Taninos: ácidos fólico e caféico
•Vitaminas: A, B1, B2, C e E.

SEUS BENEFÍCIOS:
•Estimulante da atividade física e mental
•Estimula a circulação
•Aumenta o ritmo cardíaco
•Facilita a digestão
•Favorece a evacuação (fezes) e a micção (urina)
•Promove a regeneração celular
•Elimina estados depressivos
•Aumenta a resistência de músculos à fadiga
•Aumenta a força muscular
•Desenvolve as faculdades mentais
•Tonifica o sistema nervoso
•Regulariza a respiração
•Facilita a digestão
•Promove sensação de bem-estar e vigor
•Regula as funções sexuais
•Efeitos cosméticos na pele
•Previne a arteriosclerose
•Melhora a memória
•Previne gripes e alergias
•Diurético
•Diminui o colesterol e triglicerídeos
•Aumenta o gasto energético
•Favorece o emagrecimento
•Previne a doença de Parkinson

SEUS MALEFÍCIOS:
• Uma preocupação que vem ocorrendo através do tereré é a possível transmissão do contágio oral, como por exemplo a gripe H1N1. Pois é utilizada a mesma guampa e bomba em uma roda de pessoas, mas a população não tem isso por cuidado, o tereré é uma forma de interação entre pessoas desconhecidas, não devendo ser ecusado sua ingestão. 
• Diminui a absorção de ferro, devendo ser evitada por pessoas com anemia. Pode também aumentar a pressão, devendo ser evitada por hipertensos.
 

12 comentários:

  1. tererê cerveja arame e durex foram as melhores invenções do homem

    ResponderExcluir
  2. ^ tererê e cerveja td bem.... mas pq diabos arame e durex?

    ResponderExcluir
  3. Salve nosso planeta, pois só nele tem tereré e cerveja! ;D

    ResponderExcluir
  4. todo demas, toda hora....
    em quais outros estados o tereré está além do ms???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Paulo, Minas Gerais, não sei se colaborei pois sou mineiro e me mudei para Sampa á trabalho e trouxe comigo a cultura do tereré, mas aprendi a tomá-lo em visita ao MT (Campo Grande e Pontaporã). Muito Bom...

      Excluir
  5. Melhor bebida do mundo depois da cerveja!!! Muito legal a postagem , eu adoro tomar um terere mas não sabia dos beneficios, agora é que vou tomar mais ainda!! Valeu! www.aclneto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. tererê é coisa de cabelo isso chama-se TERERÉ CARAIO!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom , além de varios beneficos pode se mesclar com bons momentos entre familia e amigos , com uma boa converssa , mas lembresse cuidado pode transmitir o terrivel "H1n1

    ResponderExcluir
  8. Se eu consumir terere diariamente com uma alimentação controlada e exercicios quantos quilos posso chegar a perder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi renan..eu perdi 25 quilos, tomando terere..em um mes..nao precisei fazer aqueles regimes loucos,apenas troquei suco e refrigerante por terere e meu arroz branco o troquei por arroz integral, e doces sorvetes em geral troquei por frutas, e todos os dias fazia 30 minutos de caminhada.. o terere te ajuda a tirar a toxicina do organismo e faz seu intestino trabalhar muito bem...e nao parei ate de hoje de tomar terere... e diabetes eu nao tenho mais.. viva o terere !! ;) \o/

      Excluir
  9. Mas eu vejo nas caixinhas das ervas e me parece que contêm tanto sódio. Eu acredito, posso estar errada, que mesmo eliminando o liquido que tomamos, ainda fica retido uma certa quantidade de líquido devido ao sódio, isso causa inchaço e leva ao aumento da pressão arterial.
    E agora, será que estou certa ou está errado o meu raciocínio? o.O

    ResponderExcluir

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...